OS DESAFIOS DA VIDA COMO COMBUSTÍVEL PARA A VITÓRIA

Os desafios da vida são constantes na trajetória de qualquer ser humano. Se você ainda não foi confrontado por uma grande dificuldade ou por um grande desafio, pode ter certeza que em breve será.   

Em minha adolescência eu me gabava de não ter visto nenhum de meus parentes morrer. Falar sobre esse assunto comigo era complicado e eu ficava feliz por não ter tido tal experiência. No entanto, ainda com 19 anos, tive a infelicidade de perder meu pai em um desastre aéreo. A situações deste tipo estamos todos sujeitos, mas a vida pode nos apresentar uma infinidade de desafios e a morte nem sempre é a pior delas.  



Diante de obstáculos todos nós queremos vencer. Embora sempre haja desistentes, a história faz com que os lutadores sejam ao menos lembrados.  

No século XVII, na Inglaterra, um pastor batista foi fortemente confrontado por uma lei imposta pela coroa. Essa lei afirmava que para pregar era necessário haver uma licença, mas como esse pastor se recusava a obedecer tal lei acabou preso por 12 anos. O nome deste pastor é John Bunyan  e no período em que resistiu a lei e ficou preso, cumpriu seu chamado escrevendo um dos livros mais lidos de todos os tempos e que impacta vidas até hoje. O livro “O Peregrino”. Se você ainda não leu esse livro, leia! A livraria Saraiva tem exemplares disponíveis a um ótimo preço. Confira:http://www.saraiva.com.br/o-peregrino-brochura-1417074.html?mi=VITRINECHAORDIC_frequentlyboughttogether_product_1417074 .  

OS DESAFIOS DA VIDA DE DAVI

Davi é outro exemplo. Ele enfrentou muitas dificuldades em sua vida e é interessante ver como as dificuldades serviram para confirmá-lo como o homem certo no lugar certo. O capítulo 17 do livro de I Samuel narra a história de Davi e Golias. Davi devia ser somente um adolescente, mas diante de uma dificuldade soube aproveitar a oportunidade de mostrar seu valor e também lograr algo com isso (v.26).  

No entanto, para ter a oportunidade de enfrentar o gigante, antes, Davi teve que convencer o rei de que era capaz de lutar e vencer. O rei não deixaria qualquer um lutar em nome de seu povo, pois se perdesse aquela batalha seriam todos escravos dos filisteus (v. 8-10). Para isso, para ter esta grande oportunidade de livrar o seu povo e ser alguém reconhecido pelo rei, Deus havia dado a Davi desafios anteriores e foram esses desafios vencidos que o creditou para batalha:  

Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,  
Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.  
Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.  
Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo (1 Samuel 17:34-37).  

Davi estava sendo e havia sido preparado por Deus para aquele momento e assim também acontece conosco. Talvez você esteja enfrentando algum problema, mas por maior que ele pareça ser, Deus é poderoso para lhe dar vitória.  

Assim, esteja atento! Atento em entender se estais a enfrentar o Leão, o Urso ou o Gigante. Tenha a certeza de que Deus cuida de você e que os desafios vividos por nós são componentes que nos creditaram a enfrentar desafios maiores para abençoar muito mais vidas no futuro. Quando Davi matou o leão e o urso estava abençoando a ele e a sua família. Quando venceu o gigante Golias abençoou todo o seu povo!