DEUS PERMITE O SOFRIMENTO? POR QUE DEUS PERMITE O SOFRIMENTO?

Por que Deus permite o sofrimento? Essa questão está nas mentes e nos olhos de quem passa por dificuldades e, principalmente, sob pessoas que vivem em dificuldades por longos períodos da vida.



Sobre esse assunto, Deus permitir o sofrimento, devemos entender que é impossível viver toda vida sem experimentar algum tipo de dificuldade. Por sermos seres humanos enfrentaremos dificuldades inerentes ao nosso próprio corpo: a velhice, a falta de saúde e a morte.

Além disso, estamos inseridos em uma sociedade injusta e podemos enfrentar sofrimentos relativos a questões financeiras que independem de nós. Assim, para piorar nossa situação, ainda somos falhos e cometemos erros. Nesse sentido, podemos passar por sofrimentos por nossa própria incapacidade de gerir nossa própria vida.

Tenho um exemplo sobre a última situação de sofrimento citada. Recentemente foi divulgado uma notícia sobre uma britânica que descobriu, ainda jovem, sofrer de diabetes, mas negligenciou os cuidados a que deveria se submeter e, por consequência disso, acabou ficando cega.

O problema inicial dessa mulher talvez fosse decorrente de uma herança genética e poderia ter sido contornado se houvesse dedicação de sua parte. Sua incapacidade de gerir a própria vida a levou à uma situação ainda pior. Leia esta notícia na íntegra no site da Globo.

Leonie Watson contou que perdeu a visão em um período de apenas 12 meses.

Leonie Watson contou que perdeu a visão em um período de apenas 12 meses.

DEUS PERMITE O SOFRIMENTO?

Estou tentando passar uma perspectiva humana dos motivos pelos quais sofremos, mas vamos falar diretamente sobre Deus. Nesse sentido, a orientação que seguimos é sempre baseada na Bíblica  pois a reconhecemos como a Palavra de Deus.

Deus permite o sofrimento? A resposta é: PERMITE. Por quê? Por vários motivos e abaixo apresentarei alguns deles.

DEUS PERMITE O SOFRIMENTO POIS RESPEITA A DECISÃO DO HOMEM

Levar uma vida segundo uma orientação ligada a Deus é escolha de cada um. Deus nos fez indivíduos livres para escolher o caminho no qual queremos seguir! 

Há pessoas que nunca consultam a Deus. Elas querem viver sem nenhuma interferência dos valores morais apresentados por Ele. Valores estes que nos mostram a melhor forma de se viver. Ao mesmo tempo, quando essas pessoas passam por dificuldades, começam a se perguntar: “Deus permite o sofrimento”? Assim, a maioria dos sofrimentos da vida advém dessa situação, a de não buscar orientações precedentes a nossas atitudes!

A história de como Davi venceu suas guerras é um bom exemplo disso. Davi consultava a Deus antes de encarar uma batalha e, toda vez que fazia isso, o resultado era a vitória (1 Crônicas 14.14). Quando Davi não mantinha essa postura, a de consultar a Deus antes de tomar decisões importantes, sua chance de perder a guerra era bem maior.

DEUS PERMITE O SOFRIMENTO POR CAUSA DA JUSTIÇA

Essa questão é consequência da anterior. Há pessoas que escolherem serem más, escolheram fazer coisas erradas. Se você escolheu ou alguém de sua família escolheu cometer um crime é natural que alguém seja preso e todos da família sofram consequência disso.

A Bíblia conta a história dos filhos do sacerdote Eli, Hofni e Finéias. Eles eram maus e escolhiam praticar coisas más (1 Samuel 2.12-17). O resultado da escolha de vida dos filhos de Eli foi a morte (1 Samuel 4.11).

DEUS PERMITE O SOFRIMENTO POR CAUSA DAS LEIS NATURAIS

Deus criou leis naturais que regem o mundo. Nós, como administradores do mundo, devemos fazer uso dele sabendo que qualquer intervenção pode ocasionar benefícios e danos.

A exemplo disso temos várias tragédias sociais e ambientais. A queda de um viaduto em Belo Horizonte foi ocasionada por um erro humano (Leia sobre o assunto). Da mesma forma, o mar de lama instaurado na cidade de Mariana foi também ocasionado por erro humano, uma intervenção errada sob a natureza. Quando isso acontece as leis naturais não falham. Já se perguntou por qual motivo ninguém ainda falou sobre o projeto da barragem e sobre o material usado na construção da mesma?

Outro exemplo são as pessoas que constroem suas casas em locais de risco, onde podem acontecer deslizamentos. Quando a chuva vem ela não perdoa e estruturas sem boa sustentação realmente vão ceder. A culpa foi de Deus? Não! Deus permitiu? Sim! Nesse caso os homens culpados devem ser responsabilizados.

Viaduto cai em Belo Horizonte. Laudo aponta falha na estrutura da construção.

Viaduto cai em Belo Horizonte. Laudo aponta falha na estrutura da construção.

CONCLUSÃO

Devemos entender que “Permissão” de Deus é diferente de “Vontade” de Deus. Deus não deseja o sofrimento de ninguém, mas também não interfere na vida daqueles que não reconhecem sua soberania. A Bíblia diz: “Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor” (Êxodo 22.23). Além disso, não devemos ter Deus como uma babá, mas assumir nossas próprias responsabilidades sob o mundo que nos foi entregue, nossa vida, nosso dinheiro e tudo que fazemos. Quando passarmos por dificuldades e sofrimentos devemos fazer como no versículo citado acima, clamar a Deus e pedir ajuda. Deus certamente irá nos ajudar e, nesses casos, o sofrimento passa a ser pedagógico e nos ensina a evitar sofrimentos maiores no futuro.

Comente abaixo e fique ligado no próximo post, “Por que Deus permite o sofrimento do Cristão“.

Leia também: A vontade de Deus e as Dificuldades da Vida.