QUANDO UMA MÁ NOTÍCIA VEM: A FÉ COMO CHAVE DE RESPOSTA

Quando uma má notícia vem a nossa fé em Deus pode ser nossa chave de resposta. No livro de Ester temos um exemplo claro desta situação. O povo de Israel havia sido deportado de sua terra e agora era uma das nações dominadas pelo império persa.



Nesse período, Hamã, um amalequita (povo que historicamente era inimigo dos judeus), foi posto como primeiro-ministro do império e, por sua própria vaidade, decidiu que daria um jeito de aniquilar todos os judeus em um só dia. Hamã conseguiu que o rei autorizasse a matança e se preparou para isso. Ele mandou construir uma forca para seu maior inimigo e esperava que todo o império o ajudasse a aniquilar os judeus. Foram escritas cartas, datando o dia em que os judeus poderiam ser mortos, em várias línguas e distribuídas por todo o reino (Ester 3. 12-15). Quando o povo de Deus tomou conhecimento daquele documento eles choraram, rasgaram suas vestes, jejuaram e se humilharam (Ester 4. 1-3).

Talvez você tenha recebido uma má notícia. Talvez você tenha chorado ou esteja chorando agora. Talvez o momento ruim que você tem vivido já se prolonga por mais de ano. Talvez sua situação seja bem parecida com a dos judeus do tempo de Ester: você tenha uma sentença de morte sobre a sua vida ou sobre a vida de alguém que você ama. 

Situações como essas, viver o recebimento de uma má notícia, faz parte da realidade humana. Jesus disse: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João16.33). Diante de uma má notícia você tem duas opções: ficar prostrado e esperar que o mal lhe consuma ou se levantar, lutar e clamar pela ajuda de um Deus que pode tudo.

A reação de tristeza dos judeus é natural, ninguém fica feliz ao receber uma má notícia. No entanto, não foi somente isso que eles fizeram! Eles jejuaram, clamaram a Deus em seu socorro e Ele os ajudou. Deus deu graça a rainha Ester e ela intercedeu por seu povo (Ester 7.1-10).

A aflição de Israel foi somente psicológica e o povo mal sabia que Deus estava usando aquela adversidade para os abençoar naquele país. A má notícia que o povo de Deus recebeu se virou contra seus inimigos e o resultado foi a vitória do povo de Deus: Porque os judeus nas suas cidades, em todas as províncias do rei Assuero, se ajuntaram para pôr as mãos naqueles que procuravam o seu mal; e ninguém podia resistir-lhes, porque o medo deles caíra sobre todos aqueles povos (Ester 9.2). 

Se você recebeu uma má notícia ou se a sua vida tem sido uma má notícia, não perca tempo, ore, tenha fé! Ore com inteligência e peça a Deus para que transforme a maldição em benção! Sobre tudo, mude sua postura e seja ainda mais fiel a Ele e se prepare para a batalha. Deus lhe dará força para vencer seus “inimigos”. 

O que vemos pela palavra de Deus é que Ele cuida e se compadece dos seus filhos. Se você já é um servo de Cristo e as coisas estão dando errado, tente rever suas atitudes e pensamentos. Muitas vezes nos enganamos e deixamos de fazer o que Ele quer de nós, por acreditar em algo extra que não foi realmente revelado por Ele.

Se você já é um cristão e quiser saber o que Deus quer de você leia este artigo: http://ernaneleo.com/index.php/2015/09/21/segredo-do-sucesso-ministerial/.

Confira uma abençoada canção: